TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO II

TRABALHO INTERDISCIPLINAR DE GRADUAÇÃO
Professor(a) Adriana Figueiredo - dricafigueiredo@uol.com.br

AULA: QUARTA-FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2011

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

1) Conceito de Transparência;
2) Análise de portal escolhido.

PROXIMA AULA!
Cópia e leitura do A República, livro 7.

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AULA: QUARTA-FEIRA, 17 DE AGOSTO DE 2011

O MITO DA CAVERNA: Platão
_Platão, filósofo da antiguidade, traz suporte científico para várias áreas do conhecimento.
_Identificar as palavras chaves (CAVERNA).
_Segundo a estória do Mito das Cavernas, havia pessoas acorrentadas numa caverna de costas para a entrada da luz. Viam assim, apenas projeções de sombras nas paredes. Sua realidade era limitada. Um dos encarceirados foge e suas vistas ficam irritadas pela luminosidade externa.
_Enfim, a moral do conto é estimular o cidadão a sair das sombras e não apenas viver por projeções.

LOGOS: CONHECIMENTO

Obs. Video do Mito da Caverna de Platão, disponível no Youtube, ou documentário no site da TV Escola:
http://www.youtube.com/watch?v=P7lIh1pkSX0

Mundo das Sombras                               Conhecimento                                         Mundo das Idéias
                                                                        /\
                                                                      /    \
                                                                   Opnião                                          
                                                                   /          \
                                                                 /______ \
                                                                 Ignorância

Onde entra a transparência?
_O mito faz uma relação com a transparência, quando propõe levar ao conhecimento, ao conhecimento real, tirar o oculto, despertar curiosidade, não ignorar, buscar informação, esclarecer e afrontar.

_Os Portais da Transparência são metáforas, pois é uma idéias simbólicas.
_Nos dias atuais, esses prisioneiros do Mito seriam os carentes de informação, os analfabetos, os cidadãos alienados por falta de interesse pelas questões públicas, ou pela carência da publicidade.

Será que existe uma Verdade Real? Até que ponto o conteúdo do portal da transparência é real?
_Em regra, o que existe é a verdade processual. A verdade não seria real, mas sim circunstancial.
_Para um filósofo palestrante na UNIBH, o uso da palavra transparência, como é empregada nos dias de hoje, tem seus riscos:

Os questionamentos sobre a estrutura dos portais:
_Predominância de termos técnicos, ou seja, linguagem não é clara suficientemente para todos os níveis de intelectos compreenderem, ícones de conhecimento da maioria dos pesquisadores.
_"Romper a inérsia da ignorância requer sacrifpicio" (Platão)

Próxima Aula!
Ler Platão e o ensaio:
Reforma do Estado e Controle da Corrupção no Brasil
Obs.: Material será disponibilizado no Site

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AULA: QUARTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2011

DISCUSSÃO DO ENSAIO "REFORMA DO ESTADO E CONTROLE DA CORRUPÇÃO NO BRASIL"

_ Noção de Estado gerencial é trazida como um desafio. O autor não desmembra ou classifica esse conceito. Faltou no ensaio o entendimento do que é moral e ética.

_A lei que não tem eficácia, não tem validade (kelsen).

Por que a transparência se coloca como ponto de destaque?
_ O desejo social de ter informção sobre as contas do Estado.

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AULA: QUARTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2011

PRE-PROJETO TIG II
CURSO: GESTÃO PÚBLICA
ORIENTADORA: PROFESSORA ADRIANA DO CARMO FIGUEIREDO
ESTUDANTES: ...

1) TEMA (delimitação do tema - introdução acerca de como se pretende abordar o tema)
2) REVISÃO DE LITERATURA (discorrer sobre a defesa do tema - apontar o portal do município escolhido)
3) PROBLEMATIZAÇÃO (indagações diretas)
4) FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES (normatizar é trazer uma hipótese à tona. Qual a possibilidade de respesta à questão levantada)
5) FORMULAÇÃO DE  DOS OBJETIVOS GERAIS (quais os objetivos de sua pesquisa)
6) METODOLOGIA (enbasamento da pesquisa - pesquisa de campo, consulta a artigos, metodologia da escrita)
7 ) PREVISÃO DE RECURSOS (prévia dos materiais físicos fundamentais à apresentação do artigo)
8) REFERÊNCIAS (bibliografia - não será exigido em forma de citação, até aula sobre o tema)

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AULA: QUARTA-FEIRA, 05 DE OUTUBRO DE 2011

ATENÇÃO!!!
Dia 26 de outubro, entrega da estrutura do pré-projeto do ensaio: Introdução, desenvolvimento e referências. (Valor 15pts.)

ESTUDO DA ESTRUTURA DO ENSAIO

> TÍTULO E SUBTÍTULO
>> Título em negrito e subtítulo sem negrito.
_Obs.: A presença do subtítulo é importante para a credibilidade do texto.

> AUTORIA
>> Nome completo dos autores em ordem alfabética e notas de rodapé para cada integrante do grupo, contendo descrição de sua origem e email.

> RESUMO
>> Negrito, CAIXA ALTA e a Esquerda
>>> Este ensaio tem por objeto discorrer sobre...

> PALAVRAS-CHAVE
>> Máximo de cinco palavras-chave separadas por vírgula;


> INTRODUÇÃO
>> Apresentação da pesquisa: deve ser muito bem feita, pois trata o foco, a perspectiva do trabalho, enfim, uma imagem clara do tema (Transparência na Administração Pública e o ramo escolhido).
>>> Apontar o estudo de caso (sobre o portal escolhido).

> DESENVOLVIMENTO
>> Corpo do ensaio, com argumentações e fundamentações e referenciais.
>>> É possível inserir subtítulos.

> ESTUDO DE CASO
>> Tratar do portal escolhido.

> CONSIDERAÇÕES FINAIS
>> Visão do Grupo. Pode-se discorrer o texto na primeia pessoa, sem excessos.

> REFERÊNCIAS (centralizada e negrito)
>>Títulos e sites utilizados, em ordem alfabética de sobrenome dos autores.

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Aula: Quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Formalidade e Subjetividade dos Ensaios
> Orientações gerais

Temas:
1) Ensaio: escrita subjetiva e livre?
Há utilização da primeira pessoa, porém sem excessos, para não perder o viés científico. É utilizado o pronome da terceira pessoa.

2) Marcas do sujeito: limites.

3) Quem é o sujeito mascarado?
> Quando a primeira pessoa não está explícita, como por exemplo quando o autor se infiltra no discurso no outro, quando se aparar em uma teoria e dizer que se está de acordo com a proposta. "É notório", "sabe-se que".
4) Função do ensaio: descrever e analisar um tema.
>Descrever é discorrer sobre um assunto, já o analisar pressupõe um caráter crítico.
5) Viés argumentativo.
É preciso um viés argumentativo para se construir uma análise crítica, para que haja argumentação acerca do tema.

6) Questionamento teórico

7) Casuística: análise do portal.

PRÓXIMA AULA
Esqueleto do projeto na próxima aula.
Obs.: Deverá ser entregue de forma escrita e por e-mail, ou seja, das duas formas.

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