COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, ATENDIMENTO E LOGÍSTICA


Comunicação Organizacional, Atendimento e Logística

Professor: Jean Mattos Duarte - jean.duarte@prof.unibh.br ou  jeanmattos@hotmail.com

AULA: QUARTA FEIRA, 10 DE AGOSTO DE 2011

LOGÍSTICA


_O Estado é fomentador de recursos logísticos e beneficiário da logística.
ex. Ponte sobre o Rio das Velhas, problema de logística.
ex. Porto de Santos, aumento do custo Brasil em conseguência do atraso no desembarque dos conteiners.


CONCEITO DE LOGÍSTICA

_"É o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e o armazenamento eficiente e eficaz de mercadorias, serivços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às necessidades (requerimentos) dos consumidores". (Council of Logistics Manageament)

_Fluxo de informações é fundamental à logística, fator chave ao gerenciamento logístico.

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AULA: QUARTA-FEIRA, 17 DE AGOSTO DE 2011

ORIGEM DA PALAVRA LOGISTICA
Palavra “Logistica” vem do grego “Logístikos”, do qual o latim “Logiticus” é derivado, ambos significado calculo e raciocínio no sentido matemático.
Lógica= ter sentido, ter lógica.

Conceito de Novaes (2001):

Logistica na História:
Ex: As muralhas da China, As pirâmides, As navegações, O Coliseu (Roma).
Para todas as construções foi necessário utilizar a logística, uma vez que foi utilizado vários itens da logística. Pessoas para o trabalho, transporte para transportar as pedras, alimentos, distribuição de materiais (como ferramentas, pedras, etc)


Logistica Militar:
Atividade militar contempla três ramos a estratégia, tática e logística.
Armamento, soldados, alimentos, transporte, estratégias, Uniformes, agua, abrigo, etc.
Alexandre, o Grande – conquistou um império que ia dos....à índia, incluindo também o Egito e a Báctria (aproximadamente o atual Afeganistão)
A invenção da roda foi uma tecnologia, assim como o computador, a internet.
Alexandre, inovadora incorporação de novas tecnologias como uma “lança maior”.
Nenhuma organização é auto suficiente, ela necessita de alianças para se desenvolver.
2ª Guerra Mundial – Conflito Global, uso em grande escala de transportes, realocação das forças de desmobilização, repartição dos prisioneiros de guerra (levar prisioneiros para diversas prisões espalhadas), alimentação de populações civis (a população que estava escondida, abrigada), ofensivas estratégicas de bombardeamentos, com a 2ª Guerra Mundial a logística tem um impulso em evolução e refinamento.

Fase da Logistica no Pós Guerra:
·        Atuação Segmentada – 1950 e 1960
·        Integração Rigida – 1960 - 1970
·        Integração Flexivel - 1980
·        Integração Estratégica (SCM – Supply Chain Management)

Epoca da Ditadura Militar – O Brasil está em uma situação complicada – estava proibido de vir produtos de fora.

Napoleão perdeu a guerra pq não estava preparado para enfrentar o frio, não ouve logística. (além de armas, comida, bons soldados e estratégias, tinha a necessidade de (estudar) sobre o clima da região).

A CADEIA DE SUPRIMENTOS
Ideia de serie de eventos que leva a outros eventos
Fluxo de Informações
·        Fornecedor
·        Industria
·        Distribuição
·        Varejo
·        Consumidor

FLUXO DE INFORMAÇOES

Fornecedor-  indústria  -  distribuição  -  varejo  -  consumidor
(madeira)>(fabrica)>(transporte)>(loja moveis)>(cliente)
Elo da cadeia – é cada um que componha o fluxo.

Atuação Segmentada:

Anos 50 e inicio dos anos 60: Tecnologia disponível, como a sociedade se relacionava na época,

Final da década de 6 e década de 70:  Diferenciação dos produtos, Os EUA começou a expandir. Embargo Petrolífero em 1973 (o transporte ficou mais caro, começou o movimento 2 a 2 – a cada par de elos na cadeia começou a integrar, planejamento em conjunto da demanda, para que ambos não precisassem estocar Ex: a madeireira não estocava e nem a fabrica. Quando a fabrica precisava entrava em contato com a madeireira e combinavam um planejamento na entrega, etc.
Tinha uma programação, uma iniciação de planejamento, mas haviam falhas.

A logística passou a ser visto com outros olhos pela alta administração, já que perceberam que a logística influenciava nos custos e consequentemente no resultado final.
Conceito de Multimodalidade de transporte = conjugação de transportes (ex: sai uma mercadoria de BH de trem até Vitoria para seguir de navio até recife – envio direto de BH a Recife de Caminhão).

Obs. Por motivos de perda de arquivo, foram inseridas as anotações de Márcia Patrícia.

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AULA: SEGUNDA-FEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2011

A) APLICAÇÃO SEGMENTADA
B) INTEGRAÇÃO RÍGIDA
C) INTEGRAÇÃO FLEXÍVEL
D) INTEGRAÇÃO ESTRATÉGICA
|-------------------------------------|-----> CADEIA DE SUPRIMENTOS

C) INTEGRAÇÃO FLEXÍVEL
* Década de 80
* Integração Dinâmica e Flexível
* Ainda Dois a Dois
* Introdução do EDI
* Busca de satisfação plena do Cliente
* Meta utópica de Estoque Zero
|------> Just in time
|----------> Kandar

D) INTEGRAÇÃO ESTRATÉGICA
* Globalização
* Ganho de competitividade
* ...
* Uso intensivo da tecnologia
* Integração Intra e Extra organizacional
* Otimização global da cadeia.
* Produto, lugar, tempo, qualidade
* Foco no negócio ....
* Sustentabilidade
* Modernização do "Suply Chain Manegement"

_ Aintegração da Cadeira de suprimento foi encarada nao só como uma necessidade isolada, mas como uma necessidade organizacional.

_As empresas passaram a encorporar estratégias de cunho logístico, diante das exigências dos clientes, por meio da articulação dos elos, criação de parcerias.

_Redução de custos por meio da terceirização.

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AULA: QUARTA-FEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2011


A FUNÇÃO LOGÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES


*Competitividade
*Produtividade, qualidade dos serviços, redução de custos.


VANTAGEM COMPETITIVA DA LOGISTICA


_ Rudizindo o custo logístico há possibilidade de reduzir preços. Minimizar erros de entrega.


Como a Administração Pública pode obter vantagens com a logística?
_ Melhor atendimento dos serviços públicos. Transferir recursos economizados para o atendimento de outras demandas. Melhora da imagem do governo. Consequentemente há controle da corrupção.


FUNÇÕES TÍPICAS DA LOGÍSTICA


  • Estratégias de compras
  • Transporte
  • Armazenagem
  • Gerenciamento de materiais
  • Serviços aos clientes
  • Ordens de processamento
  • Planejamento de produção
  • Relatórios e sistemas de informações
  • Suporte a outras atividades.
ATIVIDADES PRIMÁRIAS
_Atividades mais críticas por demandarem maior custo ou porque são essenciais para a coordenação da tarefa logística.
ex.: transporte, manutenção de estoques, processamento de pedidos.


CUSTOS LOGÍSTICOS
Diretos: mão de obra, embalagens, todo conteúdo quantitativo que se reflete na prestação do serviço.
Indiretos: atendimento ao cliente, tecnologia da informação.
Fixos: alugueis de instalações, existem independente do volume do negócio.
Variaveis: mão de obra temporária: proporcional ao volume.


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AULA: SEGUNDA-FEIRA, 29 DE AGOSTO DE 2011


TIG II - TRANSPARÊNCIA
COMUNICAÇÃO PÚBLICA E TRANSPARÊNCIA


_Mobilizar a sociedade para que acessem os portais de transparência.


ACCOUNTABILITY
_Termo que não possui tradução direta, mas se pode definí-lo como: (prestação de contas com interatividade).


DADOS ABERTOS
_Dados exibidos da maneira como foram criados, sem máscaras, maquiagem ou adaptações.
_Parceria para o Governo Aberto (OGP)
-----> Esforço global para tornar os Governos melhores. Iniciativa multilateral para fortalecer a capacidade de governo. Formada por um comitê composto por oito governos. Estes apresentam planos de ação e se comprometem com os resultados futuros.


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AULA: QUARTA-FEIRA, 31 DE AGOSTO DE 2011


GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS (LOGÍSTICA INTEGRADA)


_É prejudicial uma visão departamental ou fragmentada da logística. Encarar os sertores de transporte ou estoque como meio final, por exemplo, é danoso, sendo necessário entendê-los como atividades meio.


_A busca pelo menor custo total definirá a proximidade da empresa aos clientes ou aos seus fornecedores, a partir do gerenciamento mais econômico do transporte.


_ Integração Estratégica é a coordenação estratégica e sistêmica, das funções de negócios tradicionais, bem como as ações táticas que perpassam essas funções numa companhia, por meio de negócios dentro da cadeia logística com o propósito de aprimorar a performance de longo prazo das companhias individualmente e da cadeira de suprimentos como um todo, ou seja: gerenciar não somente o processo de produção do seu produto, mas também preocupar-se com a disponibilidade da matéria-prima, até o ponto final quando do atingir seus compradores.


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AULA: SEGUNDA-FEIRA, 05 DE SETEMBRO DE 2011
> Baseado no Slide postado no SOL de mesma data.


CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO


>Levantadas algumas questões:
_Como dispor os produtos para os clientes finais?
_Que empresas tem potencial para atingir determinada atividade?
_Como reduzir custos com distribuição?
_Quais os meios de levar os produtos aos clientes?
_Por que usar intermediários?


>Mais recentemente a distribuição foi reconhecida como função fundamental na atividade econômica.


ELEMENTOS DA DISTRIBUIÇÃO:
>Transformação: tratamento, acondicionamento e embalagem dos produtos.
>>Transporte:
>>>Armazenamento:


VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM A DISTRIBUIÇÃO:
>Produtos
>>Proximidade
>>>Preço
>>>>Serviços


ATORES PRINCIPAIS NO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO:
>Fabricante: transações com objetivo de impulsionar vendas.
>>Atacadista: regulador que adquire produtos do Fabricante e repassa ao Varejista.
>>>Distribuidor/Operador Logístico: armazenador e distribuidor sem possuir poder sobre o bem.
>>>>Varejista: elo final resonsável por repassar produto ao cliente final.


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AULA: SEGUNDA-FEIRA, 12 DE SETEMBRO DE 2011
> Baseado no Slide postado no SOL de mesma data.


LOGÍSTICA REVERSA


> Processo de movimentar produtos de suas destinações típicas para outros pontos, para sua disposição adequada.
ex.: retorno por danos, excesso de estoques, reciclagem, recondicionamento, remanufatura.


> Conhecida também por Logística Inversa, Reversível ou Verde.
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AULA: QUARTA-FEIRA, 14 DE SETEMBRO DE 2011


TECNOLOGIAS NO GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS


TECNOLOGIAS NO GCS


_ A tecnologia foi um fato importante para o Supply Chain, sendo a Internet seu maior transformador.


INTERCÂMBIO ELETRÔNICO DE DADOS (IED)


_Conexão direta entre empresas com objetivo de trocas de informações, mesmo antes do advento da Internet. (Período da Integração Flexível)


SISTEMAS DE GESTÃO DE ARMAZÉNS (WMS)


_ Rastreamento do movimento de estoque ou espaço de armazenagem.
IDENTIFICAÇÃO POR RADIO FREQUÊNCIA (RFID)


_ Não substitui o código de barras inicialmente. O chip contém o código eletrônico do produto que é encaminhado via sinal de rádio ao leitor. Favorece maior controle do processo logístico proporcionando maior economia e controle de perdas. Outra vantagem é não haver obstrução na leitura do dado.


RASTREAMENTO DE FROTAS


_Utilizados em caminhões e reboques para acompanhar localização. Utiliza de satélites ou celulares.

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AULA: SEGUNDA-FEIRA, 19 DE SETEMBRO DE 2011
> Baseado no Slide postado no SOL de mesma data.

EXERCÍCIO AVALIATIVO

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AULA: QUARTA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2011
> Baseado no Slide postado no SOL de mesma data.

COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Ø  Procura harmonizar a comunicação externa com a interna, criando um clima motivador. Termo surgido em substituição ao termo “comunicação empresarial” (endomarketing).

Logística Reversa
Ø  Movimentar produtos de sua destinação típica para outros pontos. (recall e excesso de estoques)
Ø  Conhecida por Reversível,  ou Verde. (pós-venda, reciclagem)

Canais de Distribuição
Ø  Transformações, Transporte e Armazenamento

Influenciadores da Distribuição
Ø  Produtos, proximidade, preço, serviços

Atores:
Ø  Fabricante:
Ø  Atacadista
Ø  Distribuidor/operador logístico
Ø  Varejista

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AULA: SEGUNDA-FEIRA, 26 DE SETEMBRO DE 2011
> Baseado no Slide postado no SOL de mesma data.

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AULA: QUARTA-FEIRA, 28DE SETEMBRO DE 2011
> Baseado no Slide postado no SOL de mesma data.


COMUNICAÇÃO OGANIZACIONAL
Conceitos Básicos

Dados: (gera)(matéria prima da informação)(significados isolado que não transmitem conhecimento)(ex.: dados coletados em uma eleição e não associados)
Informação: (propósito)(Dados tratados)(ex.: dados associados coletados em uma eleição aponta o possível vencedor)(dado trabalhado)
Conhecimento: (informação+experiência)(informação que possui uma aplicação e produz idéias)(informação trabalhada)

Contextualização (tirar do papel):
Ø  Exteriorizar e compartilhar o conhecimento para inovar.
Ø  Privilegiar os ativos intangíveis sobre os ativos tangíveis

Gestão do Conhecimento:
Ø  Coleção de processos para criar, disseminar e utilizar o conhecimento, para atingir a missão da organização,
Ø  Unir tecnologia, estruturas organizacionais e processos cognitivos
Ø  Memória organizacional para reviver experiências bem sucedidas no passado.

Ciclo da Gestão do Conhecimento
Ø  Gerar, codificar, disseminar e apropriar

Conhecimento Organizacional
Ø  Codificado: pode ser armazenado
Ø  Não codificado: não capturado pela escrita
Ø  Disseminado: compartilhado com outros
Ø  Não disseminado: permanece encerrado na cabeça
Ø  Público: codificado e divulgável

Conhecimento Tácito
Ø  Não expressado por palavras (um jogador, um artista)
Ø  Não codificado e difícil de divulgar
Ø  Absorvido pelas experiências individuais

Conhecimento Explícito
Ø  Conhecimento declarado (habilidades extraídas de obras escritas)
Ø  Baseado em objetos e regras

Criação do Conhecimento Organizacional
Ø  Converter conhecimento tácito em Explícito
Ø  Transferir conhecimento pessoal para o grupo, para a organização e outras organizações.
SOCIALIZAÇÃO (STT) – tácito x tácito – compartilhar com outro.
EXTERIORIZAÇÃO (ETE) – tácito x explicito – reflexão coletiva.
COMBINAÇÃO (CEE) – explícito x explícito – gerar novos conhecimentos.
INTERNALIZAÇÃO (IET) – explícito x tácito – repetição de tarefas.

Espiral do Conhecimento




COMUNICAÇÃO PUBLICA

  Noção de comunicação governamental.
Ø  Viabilizar a democracia a partir da década de 80.
Ø  Referências em comunicação governamental a partir de 30 e em 39 a 45 com a DIP, controlando e orientando a Imprensa.
Ø  Envolve o fluxo de informações entre gestores, Estado e sociedade.
Ø  Visa a prestação de contas e reconhecimento de ações políticas, econômicas e sociais.
Ø  Governo se fazer presente de sentido único junto à opinião pública, a exemplo de campanhas de vacinação ou divulgação de obras conlcuídas.
Ø  O resultado desta comunicação pode ser auferidos em pesquisas

Comunicação Pública
Ø  Mão dupla: cidadão toma conhecimento das atividades do governo e aponta suas necessidades.
Ø  Mais poder para a sociedade e menos para os governos
Ø  Mais diálogo e participação, mais comunicação e menos divulgação
Ø  Accountability (prestar contas)

Categorias:
Ø  Institucional: responsabilidade e funcionamento, estrutura, esferas, entes, direitos e deveres.
Ø  De Gestão: decisão e ação dos agentes quanto aos interesses públicos.
Ø  De utilidade pública: relacionados ao cotidiano de serviços e orientações.
Ø  De prestação de contas: explicação e esclarecimentos de decisões políticas.
Ø  De interesse privado: dados exclusivos aos cidadãos, empresas ou instituições.
Ø  Mercadológicos: produtos e serviços concorrentes no mercado.
Ø  Dados públicos: informações controladas pelo Estado a respeito de suas normas e documentos.
Ø  Answerability (obter resposta)
 
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AULA: QUARTA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2011

FUNÇÃO COMPRAS

As compras são necessárias pois nenhuma Organização tem acesso a todos os componentes precisos a confecção de seus produtos.

Existe um paralelismo muito grande entre a compra pública e a privada, pois ambas buscam o menor preço, com garantia de qualidade; mas a compra pública requer procedimentos específicos para lhe dar eficácia, como, por exemplo, a legislação; já na compra privada esses procedimentos são de livre escolha.

A Licitação é um meio de efetuar compras, mas exige planejamento para atender a demanda.