REDAÇÃO OFICIAL E NORMALIZAÇÃO CIENTÍFICA

REDAÇÃO OFICIAL E NORMALIZAÇÃO CIENTÍFICA
Professor(a) Adriana Figueiredo - dricafigueiredo@uol.com.br


AULA: SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011


PLANO DE ENSINO (Quatro grandes tópicos circulares e não lineares)


1) Linguagens: estratégia e leitura
2) Linguagem científica ABNT
3) Gêneros textuais
4) Linguagem oficial: "Manual da Presidência da República"


AVALIAÇÕES


DAD - 16/09 - leitura e produção de textos - 15pts.
DAD - 11/11 - seminário - 10pts.
DAD - 18/11 - trabalho - 15pts.
DAD TIG - 04/11 - ABNT - 10pts.
AIA - 07/10 - Prova escrita - 25pts.
AF - 09/12 - Prova escrita - 25pts.


Referências

_MEDEIROS, João Bosco, Redação científica a prática de fichamentos, resumos, resenhas. SP: Atlas 2007
MENDONÇA, Neide, Desburocratização linguística como simplificar textos administrativos.


BAIXAR PARA ESTUDO: Manual da Presidência da República.
www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual


PRÓXIMA AULA!
Cópia do Capítulo 4 (Livro: Prática da Leitura - João Bosco Nogueira)


INTRODUÇÃO: Prática da Leitura
Temas

1) Linguagem e Sociedade
2) Leitura: leitor X autor (interação)
3) Lugar da Sociedade de onde escreve o autor.
4) Natureza intervalar do texto

LEITOR E PRODUÇÃO DA LEITURA
ESTRATÉGIAS
1) O que é relevante para o leitor?
2) Leitura comparativa.
3) Redação do texto com seu referente.
4) Relação do texto com seu autor leitor.

_Metalinguagem, é refletir sobre a linguagem.
_Linguagem e sociedade é uma rua de mão dupla. A linguagem tem sempre relação com a sociedade. Como a sociedade se reflete em um texto legal? Por meio do clamor, o desejo.

_Hermeneutica é a ciência da interpretação.

_Quando se lê tem de indagar sobre o autor, sua origem de maneira crítica.
_Na leitura o leitor produz o sentindo.

_Kelsen colocar a interpretação da norma em uma moldura. O positivismo trouxe. A visão moderna não é literal.

Natureza Intervalar: O intervalo do texto, as entrelinhas, os pressupostos. Pode ser uma pausa estrutural: "mas por ora", "...". Surge o Leitor Virtual.
_Uma boa leitura não é feita somente com o texto, há inferência da leitura comparativa.
A pausa semântica está na significação das palavras. Há palavras de duplo sentido ou que motivam alguns pensamentos.
_O texto tem uma essência ou referente.

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AULA: SEXTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2011

FATORES QUE CONSTITUEM  AS CONDIÇÕES DA LEITURA

-> Sentido de um texto
"O sentido de um texto provém de sua formação discursiva e nos remete a uma formação ideológicas."
_Formação discursiva: se relaciona com uma formação ideológica.
_Formação ideológica: é constituida por um conjunto de atitudes que não individuais, mas um posicionamento de uma classe ou grupo. Se refere não somente a quem escreve, ou emite, mas também àquele que a recebe.

-> Relação do texto com os outros textos.
-> Leitura, processo de interação.
-> Deve-se levar em conta aquilo que os textos poderiam ter dito e não disseram.

a) Pressupostos:" ideias não expressas de maneira explícita, mas que o leitor pode perceber a partir de certas palavras". (PLATAO e FIORIN, 1990, p.241)
b) Subentenedidos:"insinuações contidas por trás de uma afimação". (Depende do ouvinte ou leitor)
c) Viés: "resultado da escolha dos fatos ou acontecimentos que se faz no momento da missão de uma mensagem".

Epígrafe: Citação que inicia um capítulo, um texto acadêmico. Seria um resumo dos assuntor que serão tratados na obra. Não é obrigatória, porém, é preciso citar corretamente caso seja empregada. (fonte 10)
ex.: estrutura: Recuo de 3cm, fonte tamanho 10 - (MEDEIROS, joão bosco. p.54, 2003)

Paráfrase: Com suas próprias palavras, contar a ideia do texto lido. (o narrador nao se inscreve)

_A linguagem tem uma série de funções, emocinar por exemplo e não somente informar.

PRÓXIMA AULA!
Dia 26 de agosto de 2011
Redação Científica. ABNT (Introdução) - Manual da Unibh

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AULA: SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2011

FORMAÇÃO DISCURSIVA
_O discurso em conformidade com o contexto, com o alvo, com o foco, independente da linguagem utilizada, contudo, é ser entendido. Por trás desta formação há também uma formação ideológica.
ex.: discurso em sala, discruso em igreja, discurso na empresa.

FORMAÇÃO IDEOLÓGICA
_O discurso em conformidade com um determinado grupo ou determinada classe.
CONDIÇÕES DA PRODUÇÃO DE SENTIDOS

1) PRESSUPOSTOS
_ Estão contidos em certas palavras explícitas - advérbios, verbos - a percepção das palavras é que está implícito.
ex. Pedro vive na Espanha e nunca foi a Salamanca. (O Advérbio "nunca" pressupoe que Pedro deva ir a Salamanca, pois seria um roteiro imperdível).

2) SUBENTENDIDOS
_ Afirmativa como um todo, em uma série produção de sentidos segundo o tom empregado, podendo gerar inclusive um mal sentido.
ex. Uma escola de idioma não tem previsão de abrir um curso de espanhol. (podem interpretar que não haverá mais o curso, ou que a escola está por fechar).

3) VIÉS
_ Escolha dos fatos e seu direcionamento. Com caráter jurídico, filosófico, político.
ex. Em um noticiário o noticiador escolhe palavras, imagens, fatos. No discurso de Platão há um viés filosófico.

VOCABULÁRIO: Semiótica = estudo do significado da imágem.

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AULA: SEXTA-FEIRA, 02 DE SETEMBRO DE 2011

INTRODUÇÃO ABNT

_Referencial teórico é fundamental(Ela pressupõe a pesquisa nos diversos documentos impressos (livros, publicações periódicas), imagens e documentos de acesso em meio eletrônico, entre outros).

_Trabalho acadêmico (trabalho de conclusão de curso – TCC, trabalho de graduação interdisciplinar – TGI, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento): documento que apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa, e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador.

_Deverá ser de forma análoga próxima e com o mesmo rigor científico.

_O tamanho da fonte deverá ser 12 para o desenvolvimento do texto e 10 para citações longas (mais de três linhas), paginação, notas de ilustração, rodapé e outras notas. A impressão do trabalho deverá ser em cor preta. Somente poderão ser utilizadas cores para as ilustrações.

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AULA: SEXTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2011

CITAÇÕES

ARTIGOS CIETÍFICOS: título do artigo. Nome da revista em negrito, nome não deve ser expresso em itálico caso possua mais de uma palavra.

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AULA: SEXTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO DE 2011

REFERÊNCIAS (7.12.2)

Apostila
PÁDUA, Adolfo Pimenta. Roteiro de aulas práticas de química geral: biologia, engenharia... 8.ed.rev.atual. Belo Horizonte: Uni BH, 2007. 95 f. Contém informações para as aulas práticas de quiímica. Apostila.

Notas de aulas
CUNHA, Pedro Luiz Salles. Redes sem fio. Belo Horizonte: UniBH. 2006. 3 p.Anotações sobre a aula de redes sem fio wireless ara uso doméstico. Notas de aula.

Informação Verbal
ARAÚJO, Zélia Patrucci. História da arte. Belo Horizonte: UniBH, 27 fev.2007. Esclarecimentos sobre a história da arte do século XVIII. Informação verbal.

SUBJETIVIDADE DO ENSAIO

Gramaticalmente, o uso da primeira pessoa do singular ou plural.



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AULA, 21 DE OUTUBRO DE 2011

RESENHA

Para Adrande (1996, p.60), resenha é um tipo de trabalho que exige conhecimento do assunto, para estabelecer comparação com outras obras da mesma área e maturidade intelectual para fazer avaliação e emitir juízo de valor.

"Se o sujeito não compreender o texto, não conseguirá resenhar."
> Condições de abordagem e inteligibilidade textual.
1) Delimitação da unidade de leitura.
_Compreender o texto. Esmiuçar.
2) Análise textual.
_Estudo do vocabulário, da sintáxe, diálogo da literatura.
3) Análise interpretativa
_
4) Problematização
_Sem problematização há repetição. Podendo não estar explícita.
5) Síntese pessoal
_Opnião de quem redigiu o texto estudado, sua motivação.
> Estrutura da Resenha
_Pode apresentar-se de formas diferentes.
1) Nome do autor ou autores, título da obra, lugar da publicação, editora, data (ABNT)
_Resenha pode ser descritiva ou crítica. A primeira pode haver comparações com outras obras, porém não se emprega juizo de valor.
2) Descrição sumária de partes, capítulos, índices.
3) Resumo da obra (objetivo, gênero)
_Gênero da obra (poesia, jurisprudencial)
4) Tom do texto (viés)
_Se trata-se de tom literário, tom
5) Métodos usados (como a obra foi elaborada)
_Como foi elaborada, através de pesquisas estatísticas, comparação de legislações?
6) Ponto de vista que defende.
_Crenças ou sustentação do autor,
7) Raciocínio do resenhista.
_Aprovação ou reproche.