PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉTICO
Professor João Vitor - rezende.jv83@gmail.com

AULA: SEXTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2011

_Estudo de Caso é a linha mestra deste estudo.
_Estratégia é "a arte de comandar" e tem origem nas atividades militares.
_Estratégia é "definir aonde se quer chegar".
_A guerra e a política sempre foram preferência e investimento da ADM Púb.

ex. Moisés, líder que comandou mais de cinco mil pessoas na fuga do Egito ao Monte Sinai.
Palavras chaves usadas para discussão do tema:
ORGANIZAÇÃO, MAPA, PLANO, COMUNICAÇÃO, LIDERANÇA, OBJETIVO.

ex. Bombeiro americano, defendendo-se do incêndio em sua direção, abriu uma clareira com fogo e salvou-se. Seus liderados não o acompanharam.

ESTUDO DE CASO:
_Que personalidade você contrataria para coordenar a Secretaria de Estratégia do munícípio, do qual você foi o prefeito eleito:
1) Vereador mais votado e influente, porém com índole duvidosa.
2) Amigo de infância e presente, com vasto currículo técnico.
3) Funcionário público há mais de 20 anos no cargo e próximo de se aposentar.

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AULA: SEXTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2011

ANÁLISE DO AMBIENTE

PRIMEIRA ETAPA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

CONCEITO: monitoramento do ambiente organizacional para identificar riscos e oportunidades atuais e futuros que podem vir a influenciar o alcance dos objetivos.

PAPEIS:
_Orientado para a política
_Orientado para o planejamento estratégico integrado:
*Leitura ambiental para que se possa organizar melhor os setores, para melhorar a comunicação na organização. Um planejamento estratégico integrado. Descer ao nível da gerência.
_ Orientado para a função:
*Função específica, exemplificada pelo departamento...

E o poder público, tem esta mesma característica de análise do ambiente?
ex. PEP (Programa de Educação Profissionalizante) é preciso uma análise do ambiente para definir os cursos que se empregam àquela região. Para a criação de políticas públicas é preciso fazer um Diagnóstico.

Obs.: Não há escolhas certas, mas escolhas que irão reduzir os riscos e ampliar as oportunidades.

OS TRÊS AMBIENTES ORGANIZACIONAIS (Presentes em todas as organizações)
_Geral (está em ambiente externo), (está mais distante da organização)
_Operacional (está em ambiente externo)
_Interno

GERAL: Componentes { Econômico, Social, Politico, Legal, Tecnológico}
_Componente Econômico: Tributo, inflação;
_Componente Social: Nível de renda, qualificação profissional, demografia;
_Componente Político: Configuração partidária, flexibilidade dos poderes políticos;
_Componente Legai: Legislações trabalhistas, de meio ambiente;
_Componente Tecnológico: nível de obsolescência, informatização, robótica.

OPERACIONAL: Componentes {Cliente, Concorrência, Mão-de-obra, Fornecedor}
_Componente Cliente: perfil, satisfação, fidelidade;
_Componente Concorrente: oferta, nível de agressividade;
_Componente Mão-de-obra: qualificação, disponibilidade, consciência política;
_Componente Fornecedor: escoamento, relações comerciais, prazos e barganha, independência.

INTERNO: 5 aspectos {Organizacionais, Pessoal, Marketing, Produção, Financeiro}
_Aspecto Organizacionais: Leis, diretrizes, hierarquia, relações interpessoais;
_Aspecto Pessoal: recrutamento, legislação trabalhista, nível de capacitação;
_Aspecto Marketing: promoção de produtos, melhoramento da imagem, propaganda;
_Aspecto Produção: equipamentos, bens de capital, otimização;
_Aspecto Financeiro: liquidez, lucro líquido, retorno sobre investimento.

Próxima aula, explicação do conteúdo...

TÉCNICA DE ANÁLISE AMBIENTAL
_Análise SWOT
_Fase de Sen Tzu (500 a.c.)
_Origem:
Anos 1960/ 70 - Standferel
Anos 1970

ex.: Lula fez uma leitura do ambiente e concluiu que um aspecto é o personagem da direita, o outro está à esquerda. O presidente possuía apoio dos esquerdistas, mas não aos de oposição. A Carta ao Povo Brasileiro, divulgada por Luiz Inácio, teve por objetivo cativar aqueles que não o apoiavam. Como estrategista, o ex-presidente possuía objetivos. Tomou o poder não como o revolucionário, o comunista, mas aliou-se a um grande empresário ao convidá-lo para a vice-presidência.

_O primeiro passo para o Planejamento Estratégico é fazer uma Análise do Ambiente.


_Não se faz um planejamento estratégico e cruza-se os braços, é preciso acompanhá-la.

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AULA: SEXTA-FEIRA, 26 DE AGOSTO DE 2011

ANÁLISE SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças)

Origem: Grande referência da estratégia (Sun Tzu) - "Concentre-se nos pontos forte, reconheça suas fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se das ameaças".

Obs.: O item "oportunidade" da análise SWOT trata-se dos fenômenos presentes, que estejam acontecendo em tempo real, e não uma oportunidade futura.

TÉCNICA:
_Alfred Hanfrey - Universidade de Stanford - década de 70. (correte)
_Universidade de Harvard - equipe de professores  - década de 60 (corrente)

ESTRUTURA BÁSICA
* Modelo de posição competitiva no mercado.
----> Leitura do ambiente.
* Parte de um planejamento mais amplo.
----> Não é a solução absoluta que se encerra em si.
* Itens aderentes aos fatores críticos de sucesso.
----> conhecimento dos fatores.
*Fatores externos e internos
---->
* Focos mais qualitativo
----> Não possui dados quantitativos, mas sim subjetivos e abstratos.

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

* Identificar de 3 a 5 itens
* Observáveis e Mensuráveis
* Capacidade de contribuir efetivamente para o alcance dos objetivos estratégicos.
ex. Indústria Automobilística (marketing agressivo, estilo e controle de custos)
ex2. Supermercados (mix de produtos, gestão de estoques e promoções)

_Toda análise ambiental fornece informações qualificadas para tomadas de decisão.

ASSOCIAÇÕES DE FATORES

FORÇAS E FRAQUEZAS SÃO FATORES INTERNOS.
OPORTUNIDADE E AMEAÇA SÃO FATORES EXTERNOS.

FORÇA E OPORTUNIDADE: Potencial de ação ofensiva
FORÇA E AMEAÇA: Capacidade defensiva
FRAQUEZA E OPORTUNIDADE: Debilidades
FRAQUEZA E AMEAÇA: Vulnerabilidade

ex. FENSA, envasadora da Coca-cola. Analisada pelo SWOT. (Disponível no SOL)

PRÓXIMA AULA
EXERCÍCIO EM GRUPO DE 5 PESSOAS- SOWT
REALIZAR ANÁLISE SWOT PARA UMA ÁREA ESTRATÉGICA DO SETOR PÚBLICO

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Próxima Aula!
Exercício em grupo: Escolha uma organização de qualquer ramo e defina: negócio, missão, visão e valores
 

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AULA: SEXTA-FEIRA, 16 DE SETEMBRO DE 2011

OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS

Objetivo = Meta

Diretrizes na tomada de decisão.
Guiar a eficiência organizacional (fazer mais com menos).
_após definir os objetivos, trata-se do desejo por excelência.
Guiar a avaliação de desempenho. (comparabilidade)

ALISANDO OS CASOS DO SETOR PÚBLICO

PROGRAMA CIRCUITOS CULTURAIS DA PRAÇA DA LIBERDADE
_Objetivo desvirtuado, já que o foco é somente sobre a Praça da Liberdade.

PROGRAMA ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE
_Objetivo deveria ser qualitativo e não quantitativo.

PROGRAMA RMBH
_Não há comparabilidade quanto à competitividade.

PROGRAMA MINAS AVANÇA
_Não soube conceituar a expressão "Cidade Polo"

TIPOS DE OBJETIVOS

_Curto Prazo (um a dois anos)
_Longo Prazo ( três a cinco anos)
_Especificidade: quanto mais longo o prazo, menos específico.

CARACTERÍSTICAS DOS OBJETIVOS (para que sejam eficazes)

Especificar;
Exigentes de Esforços; desconfiar de metas muitos fáceis de se alcançar.
Atingíveis; dentro da realidade, para que não seja boicotado.
Flexíveis; adaptável à realidade que o ambiente ou momento apontam.
Mensuráveis; tudo o que se pode medir, para ser gerenciado e apontar o desempenho.
Consistente  a longo e curto prazo;

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AULA: SEXTA-FEIRA, 30 DE SETEMBRO DE 2011

TERCEIRA ETAPA, FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA

PRIMEIRA: ANÁLISE DO AMBIENTE (SWOT);
SEGUNDA: DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS (MISSÃO, OBJETIVO ETC);
QUARTA: IMPLEMENTAÇÃO
QUINTA: CONTROLE

Análise de Questões Críticas:

> Para que fazer?
_ Perguntar se é necessária determinada estratégia. Que viés se alinha tal estratégia.

> O que fazer?
_ Conhecer bem os objetivos.

> Para onde estamos indo?
_ Se perguntar para onde se deseja chegar.

> Que fatores enfrentamos?
_ Etapa primeira, analisa o ambiente externo (positivos e negativos).

> O que pode ser feito para melhorar o caminho?
_ Pensar em inovações.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA (TIG)

Alternativas Estratégicas: Antes de qualquer coisa!
>Dinheiro e Bom Senso
>Disponibildiade de recursos:
>Atitude frente a riscos: empresa está disposta a enfrentar riscos?
>Competências organizacionais: Perfil dos talentos humanos.
>Relações entre canais: Transversalidade, ações entre setores internos e externos.
>Retaliação da concorrência: Disposição para bater de frente.